As obras
de alteamento da BR-364/RO foram concluídas, no Estado de Rondônia. Os
serviços em 10,5 quilômetros da rodovia federal, localizados em seis
segmentos entre o km 875,987 e km 890,807, começaram no início de maio,
no início do período de estiagem O objetivo é evitar alagamentos do Rio
Madeira, como o ocorrido em 2014 na histórica cheia, que interditou
totalmente trechos da estrada e isolou o Estado do Acre.
Os trabalhos são realizados por meio de uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau. A UHE é responsável pela realização dos serviços, como a execução de um colchão drenante, a sub-base, a base e o revestimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). À autarquia cabe acompanhamento e recebimento final.
A construção consiste em elevar o greide com disposição de
camada drenante em rachão (50 cm), o que confere uma camada estrutural
ao pavimento de 90 cm semelhante ao das grandes rodovias do país.
Também, houve o alteamento da ponte da Velha Mutum Paraná com extensão
de 220m e foi alteada em 2,10m.
Importância - A obra faz a integração do estado do Acre com os demais estados da federação e interliga a malha rodoviária federal. A BR-364/RO é o principal corredor logístico para o escoamento da safra de grãos de Rondônia, além da parte Oeste e Norte do Estado de Mato Grosso. Passam na rodovia federal aproximadamente 8 milhões de toneladas de grãos por ano.
Informações: Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT#EntregaDNIT: as obras de alteamento da BR-364/RO foram concluídas, no Estado de Rondônia. 👷🇧🇷
— DNIT (@DNIToficial) February 18, 2022
O objetivo é evitar alagamentos do Rio Madeira, como o ocorrido em 2014 na histórica cheia, que interditou totalmente trechos da estrada e isolou o Estado do Acre. pic.twitter.com/lsXOuEGqMV
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa
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