Com
a abertura do mercado chinês para o amendoim brasileiro, o Brasil
chegou a 43 novos mercados abertos para os produtos agropecuários até Setembro de 2022.
Desde 2019, o número de mercados abertos chegou a 229,
em um total de 54 países, sendo 26 asiáticos, 19 americanos, oito
africanos e um na Oceania.
Em 2021, foram registrados 77 mercados e, em 2020, 74 mercados. Em 2019, 35 mercados entraram para a lista de exportação do Brasil.
Egito, Marrocos, Zâmbia, África do Sul, Camarões, Senegal, Cabo Verde e Uganda formam o conjunto no continente africano, com 38 itens na pauta das exportações.
Já nas Américas temos Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Guiana, México, Canadá, Equador, Venezuela, Guatemala, Bolívia, Chile, Paraguai, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Uruguai, Cuba e Suriname, totalizando 102 mercados. Na Oceania temos a Austrália, com um mercado aberto.
E no continente asiático foram conquistados países como Arábia Saudita, China, Emirados Árabes, Cazaquistão, Coreia do Sul, Índia, Japão, Malásia, Indonésia, Taiwan, Irã, Tailândia, Mianmar, Singapura, Qatar, Camboja, Israel, Vietnã, Iêmen, Líbano, Turquia, Jordânia, Síria, Bahrein, Rússia e Filipinas, totalizando 88 mercados.
O trabalho realizado pelo
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) permite a
diversificação de possibilidades de exportação para os produtores
brasileiros, com o propósito de reduzir a concentração da pauta
exportadora tanto em produtos, quanto em destinos. Aberturas de mercados
são resultado de negociações bilaterais que culminam no acordo dos
parâmetros de sanidade a serem atestados, e do certificado
correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a
ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.
A abertura de mercado, no
entanto, não significa comércio e embarques imediatos dos produtos
agropecuários. É preciso, ainda, um trabalho de preparação do produtor e
do exportador para atender às demandas de cada um desses novos
clientes, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e
de divulgação.
Além de garantir a produção para consumo nacional, desde 2019 diversos produtos nacionais chegaram aos mais variados destinos, como por exemplo produtos bovinos, sementes, material genético bovino e avícola, animais vivos, ração animal, pescado e lácteos.
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Informações: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
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