Alunas
do 2º ano do ensino médio e professoras da rede pública de ensino já
podem se inscrever no Futuras Cientistas, programa do Centro de
Tecnologias Estratégicas do Nordeste, do Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovações, que estimula o contato de alunas e professoras
com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
São ofertadas 470 vagas para 2023. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (19/09) e vão até dia 10 de outubro, pela internet.
São 160 vagas destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. Para professoras, são 150 vagas, 10% delas destinadas preferencialmente a pessoas com deficiência.
O curso é dividido em quatro módulos e o primeiro sempre ocorre no período de férias escolares. As participantes recebem um auxílio de R$ 483 e também têm acesso a laboratórios de pesquisa e conhecem de perto o cotidiano de cientistas. A imersão será de 3 a 31 de janeiro na maior parte do país. As exceções são os estados do Acre, com atividades programadas de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e do Pará, de 6 a 24 de fevereiro.
O Futuras Cientistas tem o objetivo de ampliar o acesso de meninas e mulheres às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, incentivando-as a buscarem carreiras nessas áreas. Entre os módulos do programa estão: imersão científica, banca de estudos, mentoria e estágios.
Esta é a primeira vez que o programa vai chegar a todos os estados do país e ao Distrito Federal. 205 alunas e professoras das redes públicas de ensino da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe passaram pelo programa. Cerca de 70% das participantes foram aprovadas em vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Informações: MCTI
Home: www.deljipa.blogspot.com
Informações: MCTI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!