A
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na quinta-feira
dia 15 de Dezembro de 2022 a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente
suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A
medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que
acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos
consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 19 planos de
seis operadoras em razão das reclamações efetuadas no 3º trimestre.
A proibição da venda começa a valer no dia 22/12. Ao todo, 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 46 planos de 11 operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
A proibição da venda começa a valer no dia 22/12. Ao todo, 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 46 planos de 11 operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (3º trimestre)
19 planos com comercialização suspensa
46 planos com a comercialização liberada
387.894 beneficiários protegidos
45.515 total de reclamações no período de 01/07/2022 a 30/09/2022
Consulte o resultado nas listas abaixo:
Planos com comercialização suspensa
Planos reativados
Planos que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento
Planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam suspensos por outros motivos
Planos reativados
Planos que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento
Planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam suspensos por outros motivos
Sobre o Monitoramento da Garantia de Atendimento
O Monitoramento da Garantia de
Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas
contratadas, realizado com base nas reclamações recebidas pela ANS e na
quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações
consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos
máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de
cobertura assistencial.
A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.
As informações são processadas periodicamente, e os resultados são divulgados trimestralmente.
A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.
As informações são processadas periodicamente, e os resultados são divulgados trimestralmente.
Sobre a suspensão da comercialização de planos
A partir do resultado do monitoramento,
as operadoras reiteradamente com pior resultado são avaliadas e para
aquelas que apresentam risco à assistência à saúde são identificados os
planos que terão o ingresso de novos beneficiários vedado
temporariamente.
A cada trimestre a listagem de planos é
reavaliada, e as operadoras que deixarem de apresentar risco à
assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os
planos para novas comercializações.
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Informações: Agência Nacional de Saúde Suplementar
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