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Marinha afundou o porta-aviões São Paulo na tarde dessa sexta-feira
dia 3 de Fevereiro de 2023, após meses de tentativas de dar um destino à embarcação. Segundo
nota divulgada pela força, o afundamento foi realizado de forma
controlada e planejada, a 350 quilômetros da costa brasileira, em uma
região com cerca de 5 mil metros de profundidade.
“O procedimento foi conduzido com as necessárias competência técnica e segurança pela Marinha do Brasil, a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Estado brasileiro”, acrescenta o comunicado assinado também pelo Ministério da Defesa e pela Advocacia-Geral da União (AGU).
A decisão pelo afundamento do navio foi anunciada na última quarta-feira (01/02/2023) após a empresa turca Denizcilik (SÖK), que havia comprado, em 2021, o casco para reciclagem, abandonar a embarcação. O porta-aviões retornou ao Brasil porque a Turquia cancelou a autorização que havia emitido para a exportação no fim de julho de 2022.
Segundo a Marinha, o casco do navio precisava de reparos que a SÖK não demonstrou interesse em fazer. “Não sobrou alternativa ao Estado brasileiro a não ser considerar o bem como perdido, e assumir o controle administrativo do casco, de modo a evitar danos ao meio ambiente e preservar a segurança da navegação”, informou a Marinha, anteriormente, em nota conjunta.
Impacto ambiental
Em nota técnica, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontou para diversos impactos ambientais que poderiam ser causados pelo afundamento. Entre os riscos, está a liberação de materiais poluentes que fazem parte da estrutura do navio. Para o órgão ambiental, a melhor opção seria a reciclagem ambientalmente correta do casco.
Ontem (3/02/2023), o Ibama solicitou informações à
Marinha sobre o naufrágio do porta-aviões para estudar alternativas para
diminuir e salvaguardar impactos ao meio ambiente.
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