O
ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou nesta terça-feira dia 14 de Novembro de 2023,
em Brasília, o edital para elaboração de projeto e construção da ponte
binacional de ligação entre o Brasil e a Bolívia, no estado de Rondônia.
O empreendimento é considerado um dos principais destaques do Novo PAC
para a região Norte. A previsão é que a vencedora da concorrência seja
conhecida em 28 de Dezembro.
Só fica a pergunta: De onde vem o dinheiro que Brasil vai gasta para construir essa ponte que só beneficia a Bolivia ou vai ocorrer o mesmo que ocorreu no caso das Refinarias?
Segundo o governo, a nova estrutura será erguida sobre o Rio Mamoré, entre o município de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerin, no Departamento de Beni, na Bolívia. No total, a ponte terá 1,22 quilômetro de extensão, com vão central estaiado para facilitar a navegabilidade.
O projeto prevê ainda a construção de um complexo de fronteira, com 9.282 metros quadrados (m²), e mais 3,7 quilômetros de pistas de acessos no lado brasileiro. O país vizinho deverá fazer o mesmo do lado boliviano. O prazo para execução da obra é de aproximadamente três anos e deve gerar até 4,3 mil empregos diretos e indiretos na região. O Mamoré é um rio de origem na região da Cordilheira dos Andes que faz parte da bacia do Amazonas, sendo parte da fronteira entre Brasil e Bolívia na Região Norte.
O acordo entre os governos de Brasil e Bolívia para a construção da ponte é de 2007, mas nunca saiu do papel. Em setembro, Lula da Silva e o presidente da Bolívia, Luis Arce, conversaram sobre a retomada do projeto, uma prioridade da agenda bilateral.
Conforme o projeto aprovado pela Comissão
Binacional Brasil-Bolívia, o custo estimado da obra é de R$ 429,5
milhões e a licitação será por meio de Regime Integrado Diferenciado de
Contratação (RIDC). Nesta modalidade, de acordo com o Ministério dos
Transportes, a mesma empresa responsável pela elaboração dos projetos
básico e executivo executará as obras previstas.
“Caberá ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fiscalizar a elaboração do projeto e a execução do empreendimento. O governo brasileiro poderá adotar modificações apresentadas pela Bolívia durante a fase de elaboração do projeto e ambas as partes deverão participar da supervisão dos trabalhos até sua conclusão”, informou a pasta.
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Informações: Governo Federal
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