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Banco Central (BC) divulgou, nesta segunda-feira dia 22 de Julho de 2024, em Brasília,
ajustes para aperfeiçoar os mecanismos de segurança do Pix. As mudanças
visando combater fraudes e golpes entrarão em vigor em 1º de novembro. A resolução BCB n° 403 foi publicada no site da instituição.
Pela nova regra geral de segurança, nos
casos em que o dispositivo de acesso eletrônico ao Pix - como smartphone
ou computador - não estiver cadastrado no banco, as transações não
poderão ser maiores que R$ 200. Quando houver a mudança para um celular
desconhecido, o limite diário de transações instantâneas via Pix não
poderá ultrapassar R$ 1.000.
Para transações fora destes limites, o novo dispositivo de acesso ao Pix (celular ou computador) deverá ser previamente cadastrado pelo cliente bancário para realizar as transferências de dinheiro via Pix, como nos casos em que o usuário mudar de aparelho.
Em nota, o Banco Central explicou que essa exigência de cadastro se aplica apenas a aparelhos que nunca tenham sido usados para iniciar uma transação Pix, para não causar inconvenientes aos clientes que já usam um dispositivo eletrônico específico.
O objetivo é minimizar a probabilidade de
fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles já utilizados pelo
cliente para gerenciar chaves e iniciar as transações deste modelo de
pagamento instantâneo, quando houver o roubo ou conhecimento de login e
senha do cliente.
Pagamento mais seguro
O Banco Central ainda determinou medidas que as instituições financeiras devem - a partir de novembro – aplicar para garantir segurança nas transferências eletrônicas de recursos nas contas bancárias:
O Banco Central ainda determinou medidas que as instituições financeiras devem - a partir de novembro – aplicar para garantir segurança nas transferências eletrônicas de recursos nas contas bancárias:
✅Adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente.
✅Disponibilizar - em canal eletrônico de acesso amplo aos clientes - informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes.
✅Pelo menos uma vez a cada seis meses, os bancos devem verificar se seus clientes possuem marcações de fraude na base de dados do Banco Central.
“Espera-se que os participantes tratem de forma diferenciada esses clientes, seja por meio do encerramento do relacionamento ou do uso do limite diferenciado de tempo para autorizar transações iniciadas por eles e do bloqueio cautelar para as transações recebidas”, acrescentou o BC em nota.
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Informações: Banco central do Brasil
Via: ebc
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Informações: Banco central do Brasil
Via: ebc
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