O
Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) informa que possui em seu
arquivo 5.182 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) que ainda não
foram retiradas por seus proprietários. A diretora Técnica de
Habilitação, Aline Lima destaca que, muitos condutores, ao renovarem
suas CNHs, acabam não comparecendo ao Detran-RO para pegar o documento
físico.
“Com o uso da tecnologia e a facilidade de atualização da CNH na Carteira Digital de Trânsito (CDT), muitos motoristas têm deixado de lado o documento de papel. No entanto, a CNH física continua sendo importante. Incentivamos que nossos usuários utilizem as versões do documento, física e digital, já que ambas têm validade jurídica”, recomenda Aline Lima.
O diretor geral do Departamento de Trânsito, Sandro Rocha, reforçou a importância da retirada do documento físico. “A CNH física é um comprovante de habilitação que pode ser necessário em diversas situações. Por isso, reforçamos o pedido para que os condutores venham às nossas unidades e retirem seus documentos o quanto antes”, declarou.
Para retirar a CNH física, o condutor deve se dirigir à unidade do Detran-RO onde realizou a renovação, apresentando um documento de identificação oficial com foto.
CNH DIGITAL
A Carteira Nacional de Habilitação no formato digital é uma inovação que facilita a vida do motorista, permitindo acesso aos dados da habilitação a qualquer hora e lugar, através de um dispositivo móvel. A emissão da CNH digital é mais rápida, contribuindo para a desburocratização dos serviços públicos. Com o documento digital é possível evitar multas, agilizar processos em ações de fiscalização e locadoras de veículos, além de acessar informações importantes sobre o condutor.
CNH FÍSICA
Apesar das vantagens da CNH digital, a versão física do documento é fundamental em situações imprevistas, como a descarga do celular durante uma fiscalização de trânsito. “Além disso, alguns estabelecimentos ainda exigem a apresentação do documento físico”, lembra Aline Lima.
Apesar das vantagens da CNH digital, a versão física do documento é fundamental em situações imprevistas, como a descarga do celular durante uma fiscalização de trânsito. “Além disso, alguns estabelecimentos ainda exigem a apresentação do documento físico”, lembra Aline Lima.
A segurança também é uma preocupação, em caso de perda ou roubo do celular a CNH física é um documento de identificação oficial, que substitui a Carteira de Identidade. A recomendação é que o motorista mantenha tanto a CNH digital quanto a física, garantindo preparo para qualquer situação e evitando transtornos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o condutor escolha entre a CNH física e digital, sendo que a CNH digital pode ser baixada nas lojas de aplicativos do Google ou Apple Store.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!