Go

28 junho, 2025

Irã faz funeral de militares e cientistas nucleares mortos na guerra com Israel.

 
Irã realiza neste sábado dia 28 de Junho de 2025 o funeral de Estado de cerca de 60 oficiais superiores e cientistas nucleares mortos por Israel durante a guerra iniciada em 13 de Junho. A cerimônia ocorre no quinto dia de um cessar-fogo frágil entre Teerã e Tel Aviv, e em meio a novas ameaças feitas ao Irã pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
 
Imagens exibidas pela televisão estatal mostraram uma multidão reunida no centro de Teerã em torno do cortejo fúnebre dos “mártires da guerra imposta pelo regime sionista”. Os caixões estão envoltos em bandeiras iranianas e trazem retratos dos comandantes mortos uniformizados.

O mais graduado deles é Mohammad Bagheri, poderoso general das forças armadas, responsável pelo exército, pela Guarda Revolucionária e pelo programa de mísseis do país. Ele trabalhava diretamente sob a autoridade do líder supremo, o decisor máximo e comandante-chefe das Forças Armadas.

O cortejo partiu da Praça Enghelab (Revolução) em direção à Praça Azadi (Liberdade), a 11 quilômetros de distância.

O presidente iraniano, Massud Pezeshkian, participou das cerimônias, segundo imagens da televisão estatal, que também mostraram o general Esmail Qaani, chefe da Força Quds, o braço de operações externas da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica.

Ali Shamkhani, ferido durante a guerra e conselheiro do líder supremo aiatolá Ali Khamenei, foi visto carregando uma bengala.

Nas ruas, milhares de iranianos agitavam bandeiras da República Islâmica com os punhos erguidos. “Boom, boom Tel Aviv”, dizia uma faixa, referindo-se aos mísseis iranianos disparados contra Israel durante o conflito em retaliação aos ataques a nação iraniana.
Chanceler reage do Irã

Na manhã deste sábado, o chanceler iraniano, Abbas Araghchi, reagiu às últimas declarações do líder americano, que na véspera afirmou ter “salvado” o aiatolá iraniano Ali Khamenei de ser assassinado.
“Se o presidente Trump deseja realmente chegar a um acordo, deveria deixar de lado seu tom desrespeitoso e inaceitável em relação ao líder supremo iraniano, o grande aiatolá Khamenei, e deixar de ferir seus milhões de apoiadores sinceros”, escreveu Araghchi na rede social X.

Trump disse, em uma cúpula da Otan em Haia, que as negociações seriam retomadas na próxima semana, mas Araghchi negou a intenção de Teerã de voltar à mesa de negociações com Washington.

Nesta sexta, o presidente dos Estados Unidos declarou que “sem dúvida” vai considerar bombardear o país  iraniano novamente se informações de inteligência concluírem que o país é capaz de enriquecer urânio na quantidade necessária para fabricar armas nucleares.

Em sua plataforma, Truth Social, Trump criticou severamente Teerã por afirmar ter vencido a guerra contra Israel, e anunciou que suspenderia os trabalhos sobre um possível alívio nas sanções aplicadas ao país.

Nos últimos dias, o governo americano analisava as possibilidades de suspensão das sanções, uma das exigências de Teerã no longo prazo.

O republicano acusou o líder iraniano de ingratidão, depois de Khamenei afirmar, em uma mensagem em tom desafiador, que os relatos sobre os danos causados pelos bombardeios americanos a suas instalações nucleares eram exagerados e que os Estados Unidos levaram uma “surra”.

“Eu sabia EXATAMENTE onde ele se refugiava e não quis deixar que Israel ou as Forças Armadas dos Estados Unidos, de longe as maiores e mais poderosas do mundo, lhe tirassem a vida”, postou Trump.

“EU O SALVEI DE UMA MORTE MUITO HORRÍVEL E VERGONHOSA, e ele não precisa dizer ‘OBRIGADO! PRESIDENTE TRUMP!”, continuou.

“Mas não, em vez disso, recebi uma declaração de ira, ódio e repulsa, e imediatamente abandonei todo o trabalho sobre o alívio das sanções, e mais”, acrescentou Trump, exortando o Irã a voltar à mesa de negociação sobre seu programa nuclear.
 

Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com 
Via: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários

  • Anonymous
    AnonymousO Trump deu o recado ao Brasil, mandou ate uma carta ao mentiroso!!! Quem planta colhe...
  • Anonymous
    AnonymousComungamos da mesma ideia.
  • Anonymous
    AnonymousMuito bom esse projeto, vamos divulgar em outros canais
  • Anonymous
    AnonymousAplica-se o efeito Simetria para Estados e Municípios.
  • Prof. Antônio Brito
    Prof. Antônio BritoMuito interessante, e em relação aos precatórios do Estado, quais as expectativas?
  • blogdomarival2.blogspot.com
    blogdomarival2.blogspot.comCaros colegas da força de segurança, sem exceção de classes, só temos que agradecer a Deus…
  • Anonymous
    AnonymousEsqueceram que tiveram apoio da PM
Widget by Elaine Gaspareto