Go

05 outubro, 2025

Força Aérea Real britânica aposenta o drone de guerra MQ-9 Reaper.

 

Força Aérea Real do Reino Unido (RAF – Royal Air Force) informa que, após 18 anos de serviço, seu Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP, ou RPAS na sigla em inglês) MQ-9 Reaper realizou seu último voo operacional.

O Reaper entrou em serviço na RAF em outubro de 2007 para fornecer o suporte urgentemente necessário às forças britânicas no Afeganistão e permaneceu em operações de combate da coalizão durante a Operação Shader, na qual combateu o Daesh no Iraque e na Síria desde então.

As aeronaves Reaper da RAF voaram por mais de 173.000 horas nesses quase 20 anos, o equivalente a viajar até a lua e voltar mais de 50 vezes.

O Reaper será substituído pelo avançado MQ-9B Protector, uma aeronave remotamente pilotada de última geração. Trata-se de uma mudança significativa em termos de capacidade, oferecendo maior alcance e resistência, sistemas de armas aprimorados, além de ser certificado e liberado para voar no espaço aéreo do Reino Unido.

 O Protector oferece mais de 40 horas de autonomia, está equipado com sensores avançados e apoiará missões que incluem vigilância, busca e salvamento, e operações armadas ao lado dos aliados da OTAN.

Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Marechal do Ar Harv Smyth disse:

“Ao longo dos últimos 18 anos, o Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Reaper tem sido a espinha dorsal das operações da RAF no Oriente Médio. Suas capacidades foram cruciais para apoiar as forças do Reino Unido e da Coalizão, e contribuíram significativamente para que a RAF fosse ágil, integrada e pronta para voar e combater. Com um número impressionante de horas de voo operacional, estou incrivelmente orgulhoso de todos os membros da RAF que estiveram envolvidos em sua operação altamente qualificada durante tantos anos.”


O Reaper foi recentemente operado por equipes do XIII Esquadrão, composto por um piloto, operador de sensores e coordenador de inteligência de missão, que estão baseados na base RAF Waddington no Reino Unido, enquanto a aeronave realizava voos regulares no Oriente Médio.

O Capitão Stu McAdam, Comandante do XIII Esquadrão, disse:

“É uma grande honra comandar o XIII Esquadrão neste momento histórico. É de coração pesado, mas com imenso orgulho, que realizamos nossa última missão e aposentamos o MQ-9A Reaper após 18 anos de operações contínuas. Estou extremamente orgulhoso das pessoas do XIII Esquadrão e de toda a Força que nos apoia, e gostaria de prestar homenagem a elas e às suas famílias pela excepcional contribuição à Defesa do Reino Unido. Com a introdução do MQ-9B Protector, o futuro certamente é promissor para o XIII Esquadrão e para toda a força de Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados.”

 

Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com 
Informações da Força Aérea Real
Via: Aeroin 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários