Go

08 janeiro, 2026

Governo Trump retira apoio dos EUA a 66 organizações internacionais

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7/01/2026) uma ordem executiva que determina a suspensão do apoio do país a 66 organizações, agências e comissões internacionais. A medida faz parte de uma revisão mais ampla da participação e do financiamento dos Estados Unidos em organismos multilaterais, incluindo entidades vinculadas à Organização das Nações Unidas (ONU), segundo comunicado divulgado pela Casa Branca.Ou seja, Ongs comuno/globalistas que vão sendo sufocados financeiramente, deixando de praticar manipulações e projetos de dominação da humanidade.

Organizações atingidas

Entre as instituições afetadas estão a agência de população da ONU e o tratado das Nações Unidas que estabelece negociações internacionais sobre mudanças climáticas. De acordo com o Departamento de Estado, a administração Trump considera que essas organizações são redundantes, mal administradas ou ineficientes, além de representarem, na avaliação do governo, riscos à soberania, às liberdades e aos interesses econômicos dos Estados Unidos.

 Contexto internacional

A decisão de se retirar de organismos voltados à cooperação internacional ocorre em um momento de intensificação da postura externa do governo Trump. Nas últimas semanas, a administração americana lançou ações militares ou emitiu ameaças que repercutiram entre aliados e adversários, incluindo a captura do líder venezuelano Nicolás Maduro e a sinalização de interesse dos Estados Unidos sobre a Groenlândia.

NH em Portugal

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou na quarta-feira (7/01/2026) o decreto que reconhece a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira em território português. A medida decorre do “Acordo entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil sobre o Reconhecimento Mútuo dos Títulos de Condução”, firmado entre os dois países em 22 de setembro de 2023 e agora oficialmente sancionado. Pelo decreto, brasileiros passam a poder dirigir em Portugal sem a necessidade de emitir ou trocar a habilitação, desde que o documento esteja dentro do prazo de validade. Em razão do princípio da reciprocidade, a regra também se aplica a motoristas portugueses residentes no Brasil.

Critérios e impacto

O reconhecimento é válido para condutores das categorias A e B, com idade de até 60 anos, desde que a carteira tenha sido emitida há menos de 15 anos e esteja em conformidade com a legislação do país de origem. Para outras categorias de habilitação, permanece a exigência de obtenção da carteira portuguesa. De acordo com dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), cerca de 500 mil brasileiros vivem atualmente em Portugal, formando a maior comunidade de imigrantes no país.

 

Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com 
Informações: Bnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários