O
Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as
dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do
país, que começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O Centro de
Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes
censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via
internet ou telefone.
Assim como no Censo de 2010,
também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de
preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial
obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço,
o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A
partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete
dias, para que a pessoa responda ao questionário online.
Para evitar que o morador se
esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, inicia-se o
procedimento padrão, como explica Andrea Salvador,coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE.
“No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e e-mail para a pessoa.
No quarto dia, nós vamos ligar e verificar por que a pessoa não começou a
preencher ou, caso ela tenha começado, por que ela não continuou, se
houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket”.
Se o informante mantiver sua
escolha pelo preenchimento via internet, o CAC tentará o contato uma
última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o
questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos
dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista
presencial.
Outra novidade do Censo 2022 será
a possibilidade de preenchimento por telefone, processo pelo qual o CAC
também é responsável. Após a visita para o cadastramento do endereço e
de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder
por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente
para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.
Agentes experientes e qualificados
A eficiência do processo de
auxílio e da coleta de dados é garantida pela qualificação dos agentes.
Um pré-requisito para a aprovação no processo seletivo foi a comprovação
de experiência em telemarketing. Após a seleção, os agentes passaram
por um treinamento organizado pelo IBGE, estando assim, aptos a
trabalhar no Censo.
O CAC começa a operar no dia 1º
de agosto, data de início da coleta domiciliar do Censo 2022. O telefone
de atendimento - repetindo - é o 0800 721 8181. O horário de
funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de
domingo a domingo. Haverá três turnos de trabalho, com 60 profissionais
cada. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações
prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Com informações do IBGE