Go

24 novembro, 2012

Ser um Policial Civil



  • Para tornar-se um policial civil é necessário ser brasileiro, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, possuir idade entre 21 e 45 anos, estar apto a exercer normalmente os direitos políticos, ter curso superior, não ter praticado nenhum tipo de infração penal nem possuir antecedentes criminais, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo categoria B e ter boa saúde (física e mental) que será avaliada.
Os cargos da polícia civil são:
  1. Delegado: a quem cabe comandar os policiais do distrito, ter um grande conhecimento jurídico, relacionar-se com o público, manter um bom relacionamento com as autoridades e órgãos públicos, comparecer aos locais onde o crime ocorreu, acompanhar as diligências, entre outras.
  2. Investigador: profissional(APC) (que trabalha descaracterizado) com grande capacidade de observação e raciocínio para elucidar crimes, cabe a ele coletar provas, localizar, identificar, interrogar suspeitos, cumprir mandados judiciais e efetuar prisões, ter grande facilidade para relacionar-se e saber ouvir as pessoas, elaboração de detalhados relatórios de investigação, entre outros.
  3. Escrivão: é o principal auxiliar do delegado e normalmente passa a maior parte do tempo na delegacia. Cabe a este profissional possuir bom domínio da língua portuguesa a fim de redigir textos, ser pontual e organizado. Fazer anotações nos livros oficiais, dar andamento a inquéritos policiais, a termos circunstanciados de ocorrência e auto de apuração de atos infracionais. O escrivão também realiza oitivas (ato de ouvir a parte), indiciamentos, autos de prisão em flagrante, guarda dos procedimentos policiais e objetos apreendidos e recolhimento de fianças.
  4. Médico Legista: realiza exames em vítimas de violência sexual, agressão corporal e acidentes de tráfego. Determina a causa da morte, etc.
  5. Perito Criminal: este profissional é de vital importância para a polícia, pois é através dele que os indícios se tornam provas materiais, é ele que “lê” os vestígios deixados no local onde um crime aconteceu e os detalhes de uma investigação.
  6. Perito Papiloscopista: é o técnico encarregado de localizar as impressões digitais deixadas pelos criminosos para que possam ser utilizadas como prova condenatória.
  7. Cabe à polícia civil, entre outras tarefas, cumprir mandados de prisão e de busca domiciliar, realizar a apreensão de materiais, produtos e instrumentos de infração penal, requisitar perícia oficial e exames complementares, zelar pela preservação da segurança e ordem públicas, pela incolumidade do patrimônio e das pessoas e organizar e executar as tarefas de identificação civil e criminal, quando necessário.
  • Por Thais Pacievitch
  • Fonte:Infoescola
  • Link:http://migre.me/qt4MT
  • InfoEscola:: Navegando e Aprendendo
  • InfoEscola::Profissões:Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários