DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

06 junho, 2013

Padre Ton Fala das Greves


Padre Ton defende reabertura de diálogo com grevistas
A reabertura de diálogo pelo governador Confúcio Moura com as categorias em greve em Rondônia foi defendida pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) hoje (28) a tarde em pronunciamento feito no plenário da Câmara dos Deputados.

“Quero pedir encarecidamente ao governador que mude de postura em relação aos servidores públicos, e reabra o diálogo com os sindicatos a fim de construir uma saída negociada para o conflito”, disse o deputado.

Os agentes penitenciários estão parados há 28 dias. A Polícia Civil já está em greve há mais de 15 dias. Os trabalhadores em educação, que correspondem a mais de 50% da força de trabalho do Estado, também estão parados.

Ele também lembrou da greve de servidores da educação do município de Porto Velho, acrescentando ser “mais grave, tanto por parte do governador, como no caso do prefeito da Capital, o fato de adotaram uma postura que não condiz com suas próprias histórias: de não dialogar com o movimento, de não negociar”.

As greves nos setores da educação, no sistema prisional e na justiça já preocupam a população, e ontem (27) o governador exonerou o secretário estadual de Justiça, delegado de polícia civil Fernando Antônio de Souza , e o adjunto, agente penitenciário Zaqueu Vieira Ramos.

Para o deputado Padre Ton, o governo não pode ignorar a perda salarial ocorrida no vencimento dos servidores estaduais. “Durante coletiva recente, dada por secretários do governo, eles disseram que já havia sido concedido reajuste de 26,8% para todas as categorias, mas admitiram que isso apenas recuperava alguma perda anterior”, diz.

De acordo com o Presidente da Central Única dos Trabalhadores, Itamar Ferreira, a oferta feita pelo Governo no início da greve foi de um reajuste salarial de 0,55%, contra uma perda salarial que somente no ano passado foi de 5,84%.

“Além do mais”, disse o deputado Padre Ton, “somente de 2003 a 2012 nós tivemos uma inflação oficial de quase 60%. Seguindo este raciocínio, ainda há uma defasagem de mais de 40% a serem repostos.”

O deputado manifesta preocupação especial com a segurança da população por causa da greve na Polícia Civil, e com o calendário escolar. E acredita que, sem diálogo, a situação pode piorar: “Os ânimos estão cada vez mais exaltados, e a tentativa de sufocar o movimento grevista por meio de ações na justiça está levando outras categorias a também entrar em greve em solidariedade aos trabalhadores parados.”

Fonte: Mara Paraguassu
Autor do Post: Apc G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários