O rompimento de um cabo de fibra ótica do serviço de internet ADSL deixou os estados de Rondônia e Acre sem comunicação durante toda a tarde de ontem. O problema aconteceu por volta do meio dia e somente às 18h o serviço voltou à normalidade. A pane afetou internautas do Brasil inteiro. Além do serviço de Internet, os serviços de telefonia e televisão a cabo também foram prejudicados.
Conforme o atendimento telefônico do Suporte Técnico para ADSL da OI, antiga Brasil Telecom, todas as filiais do país ficaram sem internet durante a tarde. Além do rompimento do cabo de fibra ótica em Rondônia, a falta de internet nos demais Estados se deu devido a problemas na autenticação da rede. Não se sabe o motivo do rompimento da fibra, porém as causas mais comuns são o tráfego caminhões de porte alto, mecanização da lavoura ou vandalismo.
A interrupção no serviço de internet praticamente parou as atividades que dependem desse tipo de comunicação no Estado, como as compras no cartão de débito ou crédito, serviços bancários e empresas que lidam com informação. Essa é a terceira interrupção no serviço de internet registrada este ano no Estado por causa de rompimento nos cabos de fibra ótica.
Em Porto Velho, somente quem possui outras alternativas de navegação de internet como o sinal via a cabo ou satélite puderam acessar a rede. Empresas como a faculdade Uniron tiveram problemas com a falta do serviço. De acordo com a recepcionista Geane Ferreira, a faculdade precisa se comunicar constantemente com instituições de outras localidades através da internet, porém na tarde de ontem a instituição de ensino ficou sem comunicação.
Banco
A pane também atingiu parte do serviço do Banco do Brasil, mas segundo o gerente administrativo Alcides Brandão as agências da capital não sofreram nenhum problema, pois o sistema usado é o de intranet via satélite com provedor próprio. No entanto, as agencias do interior que possuem o sistema de fibra óptica foram prejudicadas com o rompimento.
Empresas de transporte, como a Eucatur, tiveram que adaptar o sistema de trabalho informatizado para o manual. “Tivemos que fazer os bilhetes de passagem manualmente, atrapalhou um pouco, mas não deixamos de atender aos passageiros normalmente”, disse o encarregado de agência Romildo Marforte. Depois que a internet foi normalizada, a empresa ligou para os clientes que viajariam à noite confirmando a passagem e o número da poltrona.
Lojistas da Capital também alegaram ter perdido vendas e se sentiram prejudicados com o problema no serviço. “Só pudemos fazer vendas a vista, porque ficamos impossibilitados de consultar os bancos de informações sobre a ficha dos clientes para aprovação de crédito. Com certeza perdemos muitas vendas”, disse a vendedora Lídia Maria Batista.
Fonte:o observador.com
Post: G.Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
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