Governador discute com presidente do INSS criação da previdência complementar para Rondônia
Na reunião, Confúcio disse que a proposta é evitar a falência do atual sistema
O governador Confúcio Moura reuniu-se nessa terça-feira (25), em Brasília, com a presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Elisete Berchiol Iwai, a proposta de discutir a criação de uma entidade de previdência complementar para o Estado de Rondônia. O objetivo é evitar no futuro a falência do atual sistema.
De acordo com estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)) a população de idosos deve quadruplicar nas próximas décadas, com isso o sistema previdenciário do Brasil deve enfrentar grandes desafios. Para o governador, os regimes atuais próprios são frágeis e têm uma grande tendência ao colapso com o envelhecimento da população.
Confúcio Moura destacou que a criação pela Caixa Econômica Federal de um “guarda-chuva” de proteção, ou seja, a criação de uma entidade onde os regimes complementares previdenciários dos estados possam ser amparados, é o seu desejo.
Atualmente, a maioria dos estados brasileiros não possui um agente financeiro gerenciador desse benefício. De acordo com o governador, a presidente do INSS demonstrou interesse na proposta, mas tudo depende do Ministério da Fazenda, da Presidência da República e da Caixa Econômica Federal.
Participaram ainda da reunião, o procurador geral do INSS, Alessandro Astefanutto; a diretora de benefícios do INSS, Cinara Wagner Fredo; e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Post:G.Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!