A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (15) uma operação de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília, e na casa do parlamentar, no Rio. O deputado federal é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro pela Procuradoria-geral da República nas investigações da Operação Lava Jato.
Batizada de ‘Catinárias’ – em referencia ao romano Cícero (“Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? / Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós? / A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?”) –, a operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
![]() |
Imagem do Post no Facebook |
Desde as primeiras horas da manhã, carros da PF cercaram as residências de Cunha, tanto na residência oficial de Cunha em Brasília, como na casa do deputado na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Por volta das 8h30, gabinetes da diretoria da Câmara dos Deputados também foram alvo de agentes da PF. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, Cunha está incomunicável, uma vez que o seu telefone celular seria um dos itens apreendidos pelos policiais.
Cunha já foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em agosto por suspeita de envolvimento em irregularidades investigadas pela Operação Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras.
Segundo a denúncia apresentado pelo MPF ao STF, Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina como parte do esquema de corrupção para facilitar e viabilizar a contratação de um estaleiro pela petrolífera, no período entre junho de 2006 e outubro de 2012.
O presidente da Câmara, que nega as irregularidades, tem prerrogativa de foro privilegiado e as ações contra ele dependem de autorização do ministro Teori Zavascki, responsável pelas ações decorrentes da Lava Jato no STF.
Post: G. Gomes
Fonte: HuffPost Brasil
Por: Thiago de Araújo
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!