A cada minuto que passa, cerca de 100 pessoas morrem no mundo. Todos nós iremos passar por isso algum dia - mas poucos de nós realmente já pararam para pensar no que acontece dentro dos nossos corpos quando morrermos.
Felizmente os especialistas em ciência do YouTube, ASAP Science, fizeram o trabalho duro e explicaram o que acontece no corpo humano nos minutos e horas após a morte.
A descrição não é muito agradável, mas explica como nossos corpos ficam pálidos (isso demora muito mais para acontecer do que você imagina), e por que a rigidez cadavérica (do latim: rigor mortis) ocorre.
A ASAP Science diz: “Nos primeiros segundos, a última parcela de oxigênio presente no corpo é consumida, e a atividade cerebral é interrompida. Quando os neurônios deixam de funcionar, seu cérebro para de secretar os hormônios que regulam as funções corporais”.
“Conforme seus estoques de ATP - adenosina trifosfato, a principal fonte de energia do corpo - chegam ao fim, seus músculos relaxam, incluindo o esfíncter, o que significa que micção e defecação podem ocorrer”, completa.
A ASAP Science explica que, “por volta de 15 a 25 minutos após a morte, a falta de fluxo sanguíneo nos capilares leva a um aspecto pálido em pessoas de pele clara".
O sangue irá se acumular nas partes inferiores do corpo, levando a uma descoloração avermelhada ou arroxeada. Esta é uma das maneiras através das quais os especialistas forenses são capazes de determinar a hora da morte.
Em cerca de três a seis horas, é quando ocorre a rigidez cadavérica, uma vez que nosso corpo não apenas perdeu a sua fonte de energia, mas a deterioração das organelas celulares faz com que o cálcio vaze e chegue às células musculares.
“Isso causa uma tensão ou rigidez incontrolável dos músculos, fazendo com que o corpo fique "preso” naquela posição por um período que varia entre 24 e 48 horas", conclui o vídeo.
Para entender melhor como nossos corpos se comportam quando morremos, assista ao vídeo abaixo (em inglês):
Fonte: Yahoo Internacional
Post: G. Gomes
Vídeo: YouTube
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!