(Foto -Robyn Walker/Universidade da Cidade do Cabo)
Se te dissermos que o seu xixi pode mudar o ramo da construção, você acreditaria? Pois uma equipe de cientistas da África do Sul vai conseguir te fazer aceitar essa teoria maluca! Os alunos da Universidade da Cidade do Cabo criaram nada menos que um tijolo sustentável feito de urina!
Batizado de bio-tijolo, o invento é feito com urina humana, areia e uma espécie específica de bactéria. Segundo os pesquisadores, o tijolo oferece diversas vantagens em relação ao convencional feito de barro, um dos pilares da indústria da construção.
O processo de produção do tijolo biológico gera fósforo e nitrogênio, elementos que podem ser utilizados na fabricação de adubo e fertilizantes. Além disso, utiliza a urina que seria enviada para instalações de processamento de resíduos que custam milhões aos cofres públicos.
Já a fabricação de tijolos convencionais de argila libera quantidades enorme de dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.
Os cientistas coletam a urina utilizando um mictório especial com fertilizantes dentro e instalado em um banheiro da universidade. Em seguida eles removem o líquido que permaneceu armazenado após a remoção do fertilizante e o misturam com areia e uma bactéria capaz de produzir a enzima uréase, uma das únicas capazes de decompor a ureia.
Ao mesmo tempo a uréase produz um composto capaz de unir partículas de areia, criando assim um duro tijolo cinza. De acordo com os pesquisadores, o processo de endurecimento do material leva em torno de uma semana.
“Quanto mais tempo você permitir que as pequenas bactérias produzam o cimento, mais forte será o produto”, explicou Dillon Randall, professor de engenharia, em entrevista ao portal NBC News.
Mesmo exalando um forte cheiro de amônia, os tijolos não representam riscos para saúde de seres vivos, já que o odor desaparece em poucos dias. E você, toparia construir uma casa com tijolos de xixi?
Fonte: Yahoo
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!