(Foto: Fátima Meira/Futura Press)
Ministro do STF Edson Fachin rejeitou pedido da defesa de Lula para recorrer em liberdade.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin rejeitou nesta quarta-feira (20) um novo pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O pedido negado por Fachin, protocolado pela defesa de Lula em dezembro do ano passado, solicitava a derrubada de uma decisão do ministro Felix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou individualmente – e não permitiu avanço para o colegiado de ministros – um recurso do petista contra sua condenação no caso do triplex do Guarujá.
Por ser passível de recurso, o caso ainda será analisado pela Quinta Turma do STJ.
A defesa do petista afirmou que Fischer não poderia ter negado seguimento, de forma monocrática, ao recurso de Lula. Com base nesse argumento, solicitaram que o ex-presidente permanecesse em liberdade até o julgamento de mérito do processo apresentado no STF contra a posição do ministro do STJ.
Os advogados de Lula pediram ainda que o STF anulasse a sentença do triplex. Fachin negou todos os pedidos, rejeitando seguimento a ação do ex-presidente.
TRIPLEX E SÍTIO
O ex-presidente foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do caso do triplex do Guarujá a 12 anos e 1 mês de prisão. A sentença foi do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, que ampliou a pena originalmente determinada por Moro, que era de 9 anos e 6 meses de prisão.
Lula também foi recentemente condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no processo relativo ao sítio em Atibaia a 12 anos e 11 meses de prisão. Essa segunda condenação ainda não foi analisada pela segunda instância da Justiça.
Informações: blog do Fausto Macedo/ O Estado de São Paulo/Yahoo
Post:G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!