Go

16 junho, 2019

Jair Bolsonaro quis vetar Levy no BNDES antes da posse. Fora Levy!

(Foto reprodução do petista Joaquim Levy e Dilma Rousseff)
No final do ano passado, durante as discussões para formar o novo governo, Paulo Guedes foi chamado por Jair Bolsonaro. Na sala estavam 2 diretores do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Guedes já havia comunicado ao presidente eleito sua escolha para a presidência do banco de fomento: o petista Joaquim Levy, que estava no Banco Mundial, em Washington.

Jair Bolsonaro já havia mostrado resistência, e, naquele momento, pretendia eliminar Levy. O argumento é que o economista havia trabalhado para os governos petistas. Com Luiz Inácio Lula da Silva, foi secretário do Tesouro. Com Dilma Rousseff, ministro da Fazenda. Pouco importava o fato de que o economista tinha enfrentado fortes resistências de Dilma para implantar o ajuste fiscal e ter sido finalmente demitido por ela pouco antes do impeachment, em dezembro de 2015.

O Levy não dá, Paulo. Temos aqui 2 colaboradores nossos que acham a mesma coisa”. A ideia era escolher 1 dos 2 para a presidência do BNDES. Guedes então dirigiu-se aos 2 diretores do BNDES. “Admiro a fidelidade de vocês ao presidente e lamento a falta de fidelidade a mim. Se acham isso, deveriam ter me procurado antes”, disse. Em seguida, pediu que os 2 se retirassem da sala.

Paulo Guedes ligou então para Levy, que estava nos Estados Unidos. Passou o telefone a Bolsonaro, que, em seu estilo franco, disse a Levy todas as restrições que tinha a ele. O economista se defendeu. “Presidente, eu sou filho de militar, estudei na escola naval. Tenho a maior admiração pelos militares”.

Presidente Bolsonaro se despediu cordialmente e desligou. Disse então a Guedes: “Paulo, tudo bem. Pode ser ele. Mas é na sua conta. O ônus e o bônus serão seus”. O superministro da Economia realiza hoje o prejuízo de ter escolhido o petista Levy, finalmente demitido.
Informações: Poider360
Post: G. Gomes
Canal; www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários

  • Anonymous
    AnonymousComungamos da mesma ideia.
  • Anonymous
    AnonymousMuito bom esse projeto, vamos divulgar em outros canais
  • Anonymous
    AnonymousAplica-se o efeito Simetria para Estados e Municípios.
  • Prof. Antônio Brito
    Prof. Antônio BritoMuito interessante, e em relação aos precatórios do Estado, quais as expectativas?
  • blogdomarival2.blogspot.com
    blogdomarival2.blogspot.comCaros colegas da força de segurança, sem exceção de classes, só temos que agradecer a Deus…
  • Anonymous
    AnonymousEsqueceram que tiveram apoio da PM
  • Anonymous
    AnonymousVerdade mesmo
Widget by Elaine Gaspareto