O número de voos domésticos diários caiu de
2.700 para 180 quando o país se viu forçado a parar diversas atividades
econômicas diante do novo coronavírus. A pandemia, de caráter
internacional, também afetou o tráfego para outros países, praticamente
paralisando as operações para outros territórios.
Em entrevista ao programa Impressões, da tv Brasil, que vai ao ar neste domingo dia 14 de Junho de 2020, às 22h30min, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovitz, detalhou o pacote de 36 medidas que o setor desenhou para atravessar a crise e se preparar para a retomada das operações.
“Vamos levar anos para recuperar integralmente o volume de tráfego de passageiros e a malha aérea pré-crise”, admitiu. Apesar dessa projeção, o setor adotou algumas estratégias assim que o “alarme começou a acender”.
Em entrevista ao programa Impressões, da tv Brasil, que vai ao ar neste domingo dia 14 de Junho de 2020, às 22h30min, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovitz, detalhou o pacote de 36 medidas que o setor desenhou para atravessar a crise e se preparar para a retomada das operações.
“Vamos levar anos para recuperar integralmente o volume de tráfego de passageiros e a malha aérea pré-crise”, admitiu. Apesar dessa projeção, o setor adotou algumas estratégias assim que o “alarme começou a acender”.
Uma delas foi a revisão de contratos
trabalhistas. As empresas decidiram não demitir, mas muitos funcionários
estão em licença não remunerada e quase todos tiveram algum tipo de
redução de jornada de trabalho e alterações salariais. Outra ação,
debatida com o governo, órgãos reguladores e Ministério Público,
garantiu o adiamento de bilhetes aéreos já adquiridos, sem custo para o
consumidor. Mesmo com o isolamento, as empresas conseguiram manter em
operação voos ligando todas as capitais, além de 25 cidades.
“O pico mínimo foi de 180 voos diários. [Hoje] estamos com 263 voos diários. Nossa previsão para o final deste mês é de 353 voos diários”, disse. A expectativa baseia-se na retomada de alguns setores da economia e na sensação de maior tranquilidade em relação à pandemia em algumas cidades.
Apesar disto, Sanovitz sabe que a recuperação será vagarosa e ainda esbarrará em variáveis indiretas. Uma delas é a valorização do dólar. “O câmbio é responsável por 51% dos custos de nossas operações e o Brasil é o campeão mundial de desvalorização cambial. Isto impacta um terço do nosso custo que é querosene”, disse.
À jornalista Katiuscia Neri, Sanovitz contou que o pacote estratégico do setor também inclui tratativas em andamento com o governo federal em torno de empréstimos e linhas de financiamento para que as empresas aéreas garantam capital de giro e a sustentabilidade do quadro de funcionários.
“O pico mínimo foi de 180 voos diários. [Hoje] estamos com 263 voos diários. Nossa previsão para o final deste mês é de 353 voos diários”, disse. A expectativa baseia-se na retomada de alguns setores da economia e na sensação de maior tranquilidade em relação à pandemia em algumas cidades.
Apesar disto, Sanovitz sabe que a recuperação será vagarosa e ainda esbarrará em variáveis indiretas. Uma delas é a valorização do dólar. “O câmbio é responsável por 51% dos custos de nossas operações e o Brasil é o campeão mundial de desvalorização cambial. Isto impacta um terço do nosso custo que é querosene”, disse.
À jornalista Katiuscia Neri, Sanovitz contou que o pacote estratégico do setor também inclui tratativas em andamento com o governo federal em torno de empréstimos e linhas de financiamento para que as empresas aéreas garantam capital de giro e a sustentabilidade do quadro de funcionários.
Paralelamente, a Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac) divulgou medidas que podem impulsionar a retomada de
operações aéreas. O órgão buscou, em debate com a Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa) e a cadeia produtiva do setor, além de
técnicos brasileiros e estrangeiros, estabelecer regras de segurança em
voos. As medidas tendem a ser uniformes em todo o país e alinhadas com
medidas internacionais para assegurar a saúde de passageiros. Entre elas
está a alteração do sentido de exalação de ar de equipamentos de
ar-condicionado e o uso de filtros específicos.
Informações: A. Brasil
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com.br
Informações: A. Brasil
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