O Brasil
avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 em
todas as etapas de ensino. O ensino médio foi o que teve o maior avanço.
O resultado foi divulgado nesta terça-feira
(15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.
Em 2017, o indicador nacional de qualidade da educação do
ensino médio foi de 3,8 pontos. Em 2019, alcançou 4,2 pontos. A melhoria
nas taxas de aprovação foi um dos responsáveis pelo resultado assim
como os resultados da avaliação desta etapa de ensino no Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb). O estudo contou com 28,8 mil escolas sendo que a maioria das 7,5 milhões de matrículas estavam na rede estadual.
Desde 2009, as médias do ensino médio estavam praticamente
estagnadas para as disciplinas avaliadas: Língua Portuguesa e
Matemática. Mas na edição de 2019, as notas subiram 10 e 7 pontos,
respectivamente.
“Estamos caminhando para o final de um ciclo de avaliação.
Em
2021 será a última aplicação do Ideb atual. Em 2022, estaremos fazendo o
último anúncio, divulgação do Ideb tradicional, e com isso a gente vai
por ver qual o esforço a União, os estados e municípios fizeram, juntos,
desde 2007, quando essas metas foram pactuadas, e que estado vamos
entrega a educação em 2022”, disse o presidente do Inep, Alexandre
Lopes.
Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice final varia de 0 a 10.
Para ter um bom resultado no Ideb, é preciso ter baixas
taxas de reprovação e de abandono de estudos e bons resultados no Saeb.
As escolas, municípios e estados têm suas metas individuais, calculadas
a partir de cada realidade socioeconômica.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu atenção aos
números e disse que está aberto ao diálogo. “Olhamos com muito critério a
respeito de cada região, de cada estado de uma maneira muito isenta e
todas baseado em números não fictícios, em números muito verdadeiros”,
disse ministro da Educação, Milton Ribeiro.
“Repito o que tenho dito, nos do governo Bolsonaro não somos
donos da verdade, temos uma linha, um propósito em relação a educação em
relação a princípios, valores, mas acredito que cada um dos educadores,
dos secretários pode nos ajudar e as portas do MEC estarão abertas a
todos os representantes da educação do Brasil, dos estados e
municípios”, ressaltou.
Ideb por etapas de ensino
Apesar do Ideb 2019 revelar avanços em todas as etapas do
ensino, apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, cumpriu a meta
de qualidade nacional estabelecida.
Nos anos iniciais do ensino fundamental o índice bateu a meta
nacional de 5,7 ao passar de 5,8 em 2017 para 5,9, em 2019. Essa etapa
de ensino conta com 15 milhões de alunos e 109 mil escolas. Nove
unidades da Federação alcançaram Ideb maior ou igual a 6 nos anos
iniciais do ensino fundamental. São Paulo teve o melhor desempenho, com
6,7 pontos.
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb avançou de 4,7 em
2017 para 4,9 em 2019. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a
etapa de 5,2. Nessa fase, são testadas 61,8 mil escolas e 11,9 milhões
de estudantes. Sete estados conseguiram cumprir suas metas individuais,
entre eles, Goiás, Amazonas e Alagoas.
No ensino médio, a meta era de 5 pontos. Em 2019, o índice foi
de 4,2 frente aos 3,8 de 2017. O destaque foi Goiás, único estado a
atingir a meta individual.
Saeb 2019
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de
desempenho do conjunto de estudantes avaliados em Língua Portuguesa e
Matemática. Cerca de 5,6 milhões de estudantes participaram desta edição
do Saeb, o que representa 80% do total esperado. Das 72.990 escolas
previstas, foram divulgados resultados de 62.769.
Nove unidades da Federação conseguiram alcançar as médias do
Brasil em todas as disciplinas e etapas de ensino: Distrito Federal,
Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro,
São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto,
quase todos os estados do Norte e do Nordeste do país ficaram abaixo da
média.
O desempenho do ensino médio brasileiro no Saeb 2019 foi o
melhor entre as etapas de ensino. O ensino fundamental teve crescimento
nas médias de Matemática e a média dos anos finais da etapa também
evoluiu em Língua Portuguesa.
O presidente do Inep lembrou que esse ano foram anunciadas
mudanças no Saeb. “Com o novo Saeb as avaliações serão em todos os anos
da educação básica, desde o 2° ano do fundamental até o 3° ano do ensino
médio. As avaliações vão ocorrer todos os anos e não mais a cada dois
anos. Todas as áreas do conhecimento também, não ficaremos mais
restritos a Língua Portuguesa e Matemática”, explicou Alexandre Lopes.
De acordo com Inep, as mudanças serão implementadas, de forma progressiva, nos próximos cinco anos.
Informações: Ideb
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
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