DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

06 setembro, 2022

Inscrições para Encceja Exterior 2022 vão até 9 de setembro

 
As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior 2022 poderão ser realizadas até a próxima sexta-feira (09/09). O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retificou o cronograma, estendendo o período para esses procedimentos, que, anteriormente, venceriam no último sábado (03/09).
 
A retificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (05/09). O Inep aplicará as provas para o ensino fundamental e médio no dia 27 de novembro, em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suriname. Os interessados devem se inscrever por meio do sistema do exame.

O edital que trata do Encceja Exterior também contempla o exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade fora do Brasil (Encceja Exterior PPL), sendo os prazos para inscrição e solicitações os mesmos. Entretanto, as inscrições do PPL devem ser realizadas pelos responsáveis nos consulados-gerais do Brasil no Japão, país onde será realizado o exame. As provas serão aplicadas entre 28 de novembro e 9 de dezembro, em unidades prisionais japonesas. 
 
Encceja
A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. 
 
As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação para os níveis educacionais, avaliando competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. O Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários