O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado dia 10 de Janeiro de 2025 que seu governo está disposto a oferecer “ajuda” pela “liberdade” do Irã. A declaração ocorre em meio às manifestações que chegaram à segunda semana e que contestam políticas econômicas no país.
A manifestação de apoio acompanha a posição da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Ela também disse, neste sábado, que a Europa “apoia totalmente” mulheres e homens iranianos que pedem liberdade.
Trump não detalhou quais ações poderia adotar, mas alertou anteriormente para a possibilidade de intervir no Irã em resposta à repressão violenta aos manifestantes. De acordo com relatório divulgado na sexta-feira pela organização civil Iran Human Rights Governance (IHRNGO), ao menos 51 pessoas morreram desde 28 de dezembro.
No décimo quarto dia de manifestações, com o país ainda sem comunicações, os militares iranianos afirmaram, neste sábado, que vão reagir com firmeza a qualquer “plano” apoiado pelos Estados Unidos que, segundo eles, busque provocar instabilidade e comprometer a segurança da República Islâmica.
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Vias: Gazeta do povo
.jpg)




Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!