O Laboratório de Balística do Instituto de Criminalística de Rondônia, atendendo uma solicitação da delegacia de Ouro Preto do Oeste, expediu laudo de comparação balística realizado por peritos criminais rondonienses, atestando com 100% de exatidão que os projéteis (balas) relacionados com os homicídios ocorridos naquele município e as amostras realizadas com a arma de fogo apreendida pela polícia, possuem impressões idênticas às causadas pelo atrito do projétil com o cano da arma, encaminhada para exames.
Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalístico de Rondônia (Sinpec-RO), Edilson Almeida de Souza, isso permitiu que a Justiça retirasse de circulação mais um criminoso. Segundo o dirigente sindical, apesar de algumas vitórias pontuais, “é vergonhoso saber que no Brasil menos de 8% dos homicídios são elucidados, enquanto que, nos Estados Unidos o índice de elucidação chega a 65% e na França e no Reino Unido ultrapassa a 90%”.
“Tenho certeza que com a autonomia da perícia criminal, com investimentos em estrutura, equipamentos e, sobretudo, contratação de novos peritos criminais chegaremos aos patamares desses países. No Brasil cerca de 60 mil pessoas são assassinadas todos os anos. Isso significa que, se apenas 8% dos crimes são elucidados, 55.200 assassinos estão circulando livremente pelas ruas do país”, declarou Edilson Almeida.
De acordo com presidente do Sinpec-RO, uma perícia criminal moderna, bem estruturada, autônoma e que trabalhe com liberdade e isenção, torna-se um poderoso instrumento de redução da criminalidade e da impunidade. “A perícia criminal em Rondônia, em breve atingirá este nível, graças à determinação do governador Confúcio Moura, que vem investindo para torná-la, um modelo para o Brasil”, ressaltou Edilson Almeida.
Como são feitos os Exames
Durante os exames, os peritos criminais especialistas em balística, utilizando-se de equipamento de alta tecnologia (microcomputador balístico), confrontam todas as peças balísticas encaminhadas (projéteis retirados dos corpos das vítimas e estojos recolhidos nos locais do crime), com os projéteis e estojos coletados das armas suspeitas.
Quando o resultado é positivo, o perito afirma que aquele projétil saiu da referida arma suspeita. Isso é a prova material inquestionável, conseguida através de exames periciais técnico-científicos.
Post: G.Gomes
Fonte: Tudorondonia
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Link da Capa:http://migre.me/q4WAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!